Crítica do Princípio de Razão Suficiente

Crítica do Princípio de Razão Suficiente

Mais um livro de Lydio Machado Bandeira de Mello: Crítica do Princípio de Razão Suficiente, de 1974. Entre tantos outros, este livro me chamou a atenção porque, em um de seus capítulos (“O Evolucionismo Ateu. O Transformismo Ateu. A doutrina do Retorno Eterno”), o autor discute o evolucionismo e critica a doutrina do eterno retorno. Note-se que Bandeira de Mello rejeita o eterno retorno como doutrina cosmológica e como doutrina ética (“argumento horrível da mais horrenda tragédia”, p. 194) porque o interpreta como eterno retorno do mesmo. Não custa lembrar que este livro é de 1974; Différence et répétition havia sido publicado na França apenas seis anos antes, e Nietzsche et la philosophie, pouco mais de uma década antes. Assim, se hoje essa interpretação nos parece equivocada, é preciso reconhecer que ela está inteiramente de acordo com seu tempo. Nessa época, ninguém ou quase ninguém estudava Deleuze no Brasil.

Consta no índice desse volume a referência a uma continuação (num volume à parte) publicada sob o nome A Falibilidade da Indução.

A digitalização desse livro foi penosa, o que acabou atrasando sua postagem. O livro foi grampeado (em vez de costurado), o que já dificultou bastante o processo de cópia. Mas o pior de tudo foi a irregularidade da impressão (de modo que algumas páginas eram mais claras do que outras) e o uso de um traço manuscrito bastante delgado. Essa combinação de características tornou impossível repetir as configurações usadas com tanto êxito em O Real e o Possível (compactação MRC). Fiz diversas tentativas experimentando diferentes variáveis e em todas o resultado ficou muito ruim. Assim, tive de me conformar com o uso de um processo menos moderno e, em conseqüência disso, o arquivo PDF resultante dobrou de tamanho.

Prometi encerrar esta série fornecendo mais informações sobre Lydio Machado Bandeira de Mello e, para cumprir minha promessa, deixarei aqui um atalho para este belo artigo de Thiago Fernando Miranda Crivellari, publicado em 2012 pela UFMG: Uma Lydioscopia: elementos da vida e da obra de Lydio Machado Bandeira De Mello.

Esta postagem e a anterior são dedicadas ao meu amigo Lydio Bandeira de Mello.

PDF download:

Lydio Machado Bandeira de Mello – Critica do Principio de Razao Suficiente (1974)

Uma Lydioscopia: elementos da vida e da obra de Lydio Machado Bandeira De Mello

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: