O que é o iluminismo?

Iluminismo significa que o homem abandona uma menoridade pela qual ele mesmo é responsável. Essa menoridade significa a incapacidade para servir-se de seu entendimento sem ser guiado por um outro. Ele mesmo é culpável por essa menoridade quando ela não é causada pela falta de entendimento, mas pela falta de resolução e coragem para servir-se do seu [entendimento] sem ser conduzido por um outro. Sapere aude! Tenha coragem para servir-se de seu próprio entendimento! Esse é o tema do iluminismo.

Preguiça e covardia são as causas pelas quais tantos homens permanecem, e com prazer, menores de idade durante toda a sua vida, ainda que a natureza os tenha liberado há muito tempo de uma condução alheia (tornando-os fisicamente adultos); e por isso foi tão fácil que outros se convertessem em seus tutores. É tão cômodo ser menor de idade. Basta possuir um livro que substitua meu entendimento, alguém que vele pela minha alma e assuma o papel de minha consciência moral, um médico que prescreva minha dieta, etc., para que eu não tenha de preocupar-me com tais assuntos. Não preciso pensar, desde que possa pagar; outros assumirão por mim uma tarefa tão enfadonha. (…)

KANT, Immanuel. Contestación a la pregunta: ¿Qué es la ilustración?, tradução para o castelhano de Roberto R. Aramayo, IN Revista Isegoría, Nº 25 (2001), pp. 287-291. Republicado em livro pela Alianza Editorial.

Kant – Que es la Ilustracion [595-595-1-PB]

 

Deixe um comentário

